LISTA ONLINE
MÍDIA SONORA
MÍDIAS ALTERNATIVAS
NOSSO PROJETO
NOSSA META
PARA EMPRESAS
FRANQUIA
QUERO TRABALHAR
PRODUTOS GRÁFICOS
CONTATO
Energia Solar - Por Magda Ferrasini
A energia solar é aquela proveniente do sol cuja luz atinge praticamente todo o planeta. É uma fonte de energia inesgotável e limpa, pois não polui e não necessita devastar grandes áreas para a construção de caras hidrelétricas, termelétricas - cuja energia produzida ocorre através da queima de carvão, óleo ou gás natural, altamente poluentes. Além, é claro, das usinas nucleares cuja construção é cara e perigosa, pois o elemento que gera energia é radioativo e podem ocorrer vazamentos, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas que vivem ao redor das usinas. Por esses motivos, o uso da energia solar é cada vez mais disseminado pelo mundo.

O meio usado para captar a luz solar são as placas fotovoltaicas, que transformam a luz solar em energia elétrica. Tais placas são encontradas nos telhados de casas, empresas e usinas solares. Dependendo da quantidade de placas e de sua eficiência, a redução do uso de energia elétrica proveniente de empresas como a Cemig pode chegar a zero tanto em residências como em indústrias.
Créditos  
Já existem algumas usinas de energia solar em vários países. Uma das maiores usinas solares do mundo é a Topaz Solar Farm, localizada na Califórnia, EUA. Nela, há 9 milhões de painéis fotovoltaicos que produzem energia para abastecer 160 mil casas.
Curiosidade
O estádio Mineirão, localizado na cidade de Belo Horizonte, é uma usina de energia solar. Em seu telhado, há 6 mil placas fotovoltaicas que geram 1800 MWH/ano. Como o estádio consome apenas 10% da energia gerada, o restante é distribuído para 1200 casas na cidade.

Além disso, o estádio tem um sistema de dutos que levam a água da chuva que cai no telhado até os vários reservatórios localizados embaixo das arquibancadas. A quantidade de água armazenada chega a 5 milhões de litros. O líquido é tratado e usado nos banheiros e na irrigação da grama do campo.
  Créditos
Nos dias de jogo no Mineirão há, também, a coleta de lixo reciclável que é doado para a Asmare, o que gera emprego e renda para os catadores de lixo. O lixo orgânico é enviado para um aterro sanitário e os resíduos da grama cortada do campo são encaminhados para empresas de compostagem.

Como vemos, o Mineirão é um exemplo de construção sustentável e o único estádio do país que recebeu o selo Platinum do Leadership in Energy and Enviroment Design.

Agora surge a pergunta: por que o Mineirão foi o único estádio da Copa de 2014 construído/reformado para ser sustentável e ajudar a população? Por que o governo não constrói ou reforma mais instituições públicas como escolas, penitenciárias, hospitais, universidades para serem sustentáveis se já sabemos que deu tão certo como o Mineirão?
 
Obs.: Este texto está aberto para receber sugestões de pessoas interessadas para transformá-lo em um projeto que futuramente tentaremos torná-lo realidade.

Fontes de pesquisa.: Solar Volt Energia

 
 
 
Uma mídia que faz o comércio vender mais, fazendo o consumidor pagar menos. Projeto piloto Belo Horizonte.
 
Contato via whatsapp: (31) 99466 0342.
       Pesquise em nossa lista online ( 21 categorias ). Muitos anúncios com promoções exclusivas ! ( clique em uma categoria abaixo )
. Ag. Bancária e Loterias
. Alimentação
. Animais
. Arte
. Automóveis
  Casa
. Construção Civil
. Cursos e Aulas
. Esportes
. Estética
. Indústria
. Informática
  Lazer e Esporte
. Mídia
. Moda
. Motos
. Religião
. Saúde
. Serviços
  Transportes
. Turismo
© 2017 - ACHA COMÉRCIOS copyright reserved by PUBLEE - ACHA COMÉRCIOS .:. termo de uso