Sugestões políticas sem influência direta de políticos

Nossa proposta é simples, entendemos que o bairro alimenta o bairro. O número de pessoas que tem, é maior que as pessoas que não tem.

Sempre afirmando ser a solução da fome uma questão matemática. Imagine que cada um dos moradores do seu bairro, junto com cada comerciante, crie o costume de deixar 1kg de alimento não perecível na principal creche do bairro.

Supondo existir mil casas no bairro, entre comerciantes e moradores, teremos 1 tonelada de alimentos por mês, sem influência política, para a principal creche do bairro distribuir não somente com as outras creches como entre as famílias que realmente precisam de um suporte momentâneo.

Entendemos que a forme é uma ferramenta política de poucos, para manter um falso controle sobre a maior parte da população. Entendemos também que a solução é matemática, tem mais gente podendo doar que aqueles que precisam receber, você não sente ao agir mais sem perceber modifica o mundo de muitos.

Faça contato direto caso tenha intenresse em entender melhor nossa proposta, participar, não aceitamos doações em dinheiro, apenas em ideias.

( 31 ) 99647.2469 / achacomercios@gmail.com

Como abrir uma empresa

Por Alan Meira

Independentemente do tamanho e do tipo de empresa que você quer abrir, ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas só em pensar nas etapas para abrir uma empresa, alguns já começam a ter pesadelos.

Optar por um caminho empreendedor é uma escolha que trará impactos em todos os aspectos de nossa rotina diária e envolve o comprometimento com uma completa mudança de rota profissional, descoberta de novos conhecimentos, busca por parcerias e a dedicação para vencermos os obstáculos comuns ao dia a dia de uma empresa.

Além disso, se você chegou até ele, muitas definições já tomaram sobre o próprio negócio.
Apesar destes desafios, abrir seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Mas você sabe como abrir uma empresa?

A boa notícia é que com um bom planejamento e estudo do segmento no qual se deseja investir, é possível ter sucesso nesta jornada.

  • O primeiro passo: Avaliar o seu perfil empreendedor. Gerenciar um negócio irá exigir muita determinação e autoconfiança da sua parte. Você está preparado para ser dono do seu próprio negócio?
  • O segundo passo: Identificar a oportunidade. Pesquise as mudanças ocorridas na sociedade, tanto nos aspectos econômicos, quanto comportamentais e identifique quais os produtos e serviços poderão suprir algumas necessidades ou desejos de seus potenciais clientes.
  • O terceiro passo: É conhecer sobre a legislação que regulamenta a abertura de uma empresa, tais como os tipos empresariais, as formas de tributação, bem como os outros registros específicos.
  • O quarto passo: é implantar o negócio. É neste momento que a empresa começa a tomar forma e você precisará ficar atento para não se distanciar do que foi planejado.
  • O quinto passo: É administrar o negócio. É a fase de monitoramento e adequações que serão fundamentais para o sucesso e sustentabilidade do seu empreendimento.

Aspectos de formalização

A conquista do CNPJ é simbólica para quem está em busca do sonho empreendedor. Afinal, seu número corresponde ao documento de identidade, o RG da pessoa jurídica.
Na hora de abrir formalmente seu negócio, o passo a passo da emissão do seu CNPJ passará por quatro etapas até que você tenha seu alvará em mãos e possa empreender 100% regularizado. Você vai precisar de alguma paciência, um bom contador te orientando e alguns documentos para protocolar na Junta Comercial do seu Estado e também na Prefeitura da sua cidade. Basicamente, os passos são estes:

  • Escolha do tipo de empresa e do regime jurídico (MEI, EI, EIRELI, LTDA);
  • Definição das atividades da futura empresa;
  • Definição do regime de tributação – quanto você pagará de impostos;
  • Elaboração da documentação para dar entrada na Junta Comercial e Prefeitura.

O desafio de aprender como abrir uma pequena empresa de sucesso move os pensamentos da maioria dos brasileiros, por vezes insatisfeitos com seu atual emprego ou preocupados com uma possibilidade de demissão. Mas é importante que essa decisão não seja tomada por impulso.

Aliás, a racionalidade costuma ser uma das principais parceiras do empreendedor. Esperamos que as dicas apresentadas ao longo deste artigo possam ser úteis para você realizar uma reflexão ampla sobre montar um negócio próprio.

Não invista em uma empresa como a solução para a sua crise financeira pessoal.
Ainda que tenha uma boa ideia, é imperativo observar o mercado com atenção para estudar como ela irá se comportar na prática. Dedique-se ao planejamento, conforme indicamos como o passo inicial para a abertura da empresa.

Em um cenário ideal, não importa quanto tempo você irá levar para amadurecer seu projeto. Ter todas as informações que precisa e reunir os documentos necessários. A pressa é inimiga dos bons negócios e o cumprimento das exigências uma obrigação legal, ética e moral.

E não se esqueça do mais importante:
Depois de finalmente conquistar seu CNPJ, você ingressará em uma nova estrada.
Mas a responsabilidade sobre as condições que enfrentará é toda sua.

Pavimente esse caminho com sabedoria e inteligência para vencer como empreendedor.


Alan Meira é especialista nas áreas de Estratégia, Inteligência e Marketing. Formado em marketing, possui especialização em comunicação estratégica na PUC MINAS e pós-graduação UFMG em Gestão da informação e pessoas. É consultor empresarial e seus serviços são voltados para pequenas e médias empresas

Saiba mais em: www.consultoriameira.com.br

Cidade modelo de administração pública

Por Magda Ferrasini

Costa Rica, cidade localizada no nordeste de Mato Grosso do Sul, é umas das 100 melhores cidades brasileiras para se viver. Ela conta com cerca de 25 mil habitantes, é conhecida como a Capital do Algodão e dos Esportes de Aventura, porém o município, desde 2016, está ganhando fama nacional por sua ótima gestão pública.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa está em seu quarto mandato e tem 92% de aprovação dos moradores. As mudanças na gestão municipal começaram em seu primeiro mandato em 2001. Logo de início, o prefeito demitiu 150 funcionários que não eram concursados, o que reduziu em 20% a folha de pagamento e pôde valorizar os funcionários concursados. Além disso, Waldeli estimula os funcionários a trabalharem bem porque os cidadãos pagam seus salários e devem receber um serviço de qualidade..

Prefeito Waldeli dos Santos Rosa

Waldeli é empresário e trouxe a visão empresarial para a gestão pública, ou seja, cortar gastos e melhorar o desempenho dos trabalhadores. Sua gestão é baseada em economia e honestidade.

Para cuidar do orçamento, o prefeito criou 18 conselhos, um para cada departamento municipal, como saúde, educação e transporte. Cada conselho é composto por 24 pessoas, funcionários públicos, moradores e contadores. Essas pessoas controlam o orçamento de cada setor e definem o que será realizado com a verba. Os conselhos se reúnem todos os meses. O prefeito não interfere nessas escolhas, ele apenas é informado sobre o que será feito. Dessa forma, a própria população decide onde gastar a verba.

Como exemplo de redução de gastos, podemos citar o controle feito com o combustível dos veículos públicos. Todos os motoristas são cadastrados no mesmo posto de combustível e recebem um cartão de crédito com o saldo médio mensal de gasto daquele veículo. Se, por acaso, terminar o saldo do cartão antes do final do mês, o motorista tem que dar suas explicações sobre o excesso. Segundo informações de funcionários de postos de combustível, nas administrações de outros prefeitos, a compra de combustível era feita por requisições diárias. O motorista ia ao posto pela manhã com uma requisição, abastecia o veículo, ia para casa, retirava o combustível do veículo e à tarde ia abastecer novamente com outra requisição. Na gestão anterior, a cidade contava com 90 veículos; na administração atual, o município conta com 159 e mesmo assim a economia anual com combustível fica em torno de 1 milhão de reais. E foi economizando em vários setores que a prefeitura conseguiu fechar o ano de 2017 com mais de 20 milhões em caixa e sem nenhuma dívida.

Mas o que mais chama a atenção na administração do prefeito Waldeli é o pagamento de 14º, 15º, 16º e, em alguns anos, até metade do 17º salários para os professores da rede municipal. O método para conseguir isso é muito simples: o município recebe o dinheiro do Fundeb e o prefeito estimula os professores a não faltarem às aulas. Assim, não é necessário contratar outros professores para as substituições e sobra dinheiro para os salários extras. Além disso, os professores se fiscalizam para saber se os outros afastados estão realmente doentes. Isso quase zerou os atestados por licença médica. Lembrando que o pagamento desses salários extras acontece somente para os professores e a cidade entende que é para o futuro dela, pois as crianças terão uma boa formação escolar. Isso é provado pelo Ideb das escolas municipais: 6,3 (anos iniciais), o quarto maior do Mato Grosso do sul, e de 5,3 (anos finais), o segundo maior do estado.

Outro setor que recebe muita atenção é a saúde pública da cidade, que investe na saúde básica e médicos que visitam as famílias. A intenção do prefeito é dar atenção à saúde e não apenar em tratar a doença. Segundo o prefeito, não há demanda reprimida. Exames e cirurgias são realizados em no máximo 30 dias. Só para termos uma ideia, em novembro de 2017, 100% dos homens acima de 40 anos fizeram exames de próstata e passaram por um check up completo. Agora, no ano de 2019, a cidade conta com um aparelho de mamografia e um de tomografia. Dessa forma, os moradores não precisam se deslocar para cidades maiores e Costa Rica também pode atender pacientes das cidades vizinhas.

Um fato curioso é que os moradores têm o número do Whatsapp do prefeito e fazem reclamações e denúncias diretamente para ele, que, por sua vez, manda um fiscal averiguar a denúncia. Além disso, Waldeli conta com um “agente secreto”, ou seja, um ex-vereador muito conhecido que anda pelas ruas para conversar com a população e ouvir suas críticas. Depois, tudo é repassado ao prefeito para resolver os problemas.

Outro ponto importante a ser mencionado é no setor de infraestrutura. A prefeitura segue rigidamente as licitações públicas. Caso alguma empresa, que venceu a licitação, não forneça um bom trabalho ou atrase uma obra, o prefeito desqualifica essa empresa em todos os órgão e ela fica impedida de participar de novas licitações na cidade. Também é interessante mencionar que o prefeito evita receber funcionários de empreiteiras ou, quando recebe, pede a algum engenheiro para não receber a pessoa sozinho. Isso deixa o funcionário da empreiteira com receio de oferecer propina, coisa de Waldeli rejeita veementemente. Uma das promessas de sua última campanha foi de asfaltar 100% das ruas da cidade. Além de ter cumprido essa promessa, 70% das ruas, com asfalto antigo, também foram recapeadas. Isso também é fruto da economia que se faz com os recursos públicos.

Costa Rica, ainda, tem a preocupação com o meio ambiente. Ela incentiva a redução na geração de resíduos sólidos e prática de hábitos de consumo sustentável, aumentar a reciclagem, a reutilização e a destinação correta para os resíduos sólidos. Para isso, fez uma parceria com uma empresa privada que é responsável pela coleta de lixo, transporte e a seleção do lixo é feita por cooperativas. Além disso, em 2018 foi construída uma estação de tratamento de esgoto.

Essa preocupação com o meio ambiente, saúde, ruas limpas e asfaltadas é um chamariz para o investimento no turismo, pois a cidade tem várias belezas naturais. Uma dica do prefeito é para o ramo hoteleiro, pois os hotéis da cidade não conseguem atender a demanda de visitantes, principalmente quando ocorrem eventos na cidade, e esses precisam se hospedar em municípios vizinhos. Portanto, quem for do ramo hoteleiro e quiser investir em Costa Rica será um ótimo negócio.

 

Fontes de pesquisa.:

https://pt.m.wikipedia.org
www.cidade-brasil.com.br
www.correiodoestado.com.br
www.costarica.ms.gov.br
www.g1.globo.com

Fotos:
www.tripadvisor.com.br
www.viagensefotografias.com.br

Obs.: Este texto está aberto para receber sugestões de pessoas interessadas para transformá-lo em um projeto que futuramente tentaremos torná-lo realidade.

Desafios para contratação de serviços para sua empresa

Por Alan Meira

Um dos maiores desafios em se contratar serviços de qualquer natureza é a formulação de preços. Pois serviços são intangíveis (não se pode tocar) e não tem aspectos físicos para avaliar a sua qualidade dentre outros fatores.

Uma consultoria empresarial também não foge à regra. São serviços que não possuem evidências físicas para o empreendedor que busca uma solução possa fazer a comparação entre consultorias.

E como todo setor em qualquer mercado possuem alguns tabus que as empresa do setor enfrentam. E na consultoria não é diferente, existem diversas dúvidas que uma pessoa possui antes de contratar uma consultoria empresarial e desenvolvemos um artigo sobre esse assunto.

(https://www.consultoriameira.com.br/artigo/os-6-tabus-barreiras-na-contratacao-de-uma-consultoria)

E pensando nesta dificuldade que o empreendedor possui a Consultoria Meira pensou em proporcionar metodologias mais simplificadas para formulação de valores para a prestação de serviços de consultoria.

 

Metodologia desmembramento dos serviços:

A Consultoria Meira desenvolveu uma metodologia de trabalho diferenciada e que se destaca do praticado no mercado. A prestação de serviços da consultoria é dividida em etapas, independentes entre si quando o assunto é execução.
Significa que o serviço de consultoria é executado por etapas. A Consultoria Meira é dividida em quatro etapas:

1.Diagnóstico: É o ponto de partida da Consultoria Meira onde vamos fazer uma análise criteriosa sobre a empresa, concorrentes, clientes e fatores externos. Essas informações obtidas serão a fonte de pesquisa para embasar o trabalho da Consultoria Meira com a sua empresa.
A etapa de diagnóstico apresenta a mesma execução para QUALQUER EMPRESA, não existe diferenciação de avaliação. Pois as ferramentas, metodologias, forma de trabalho são OS MESMOS.

A diferenciação ocorre no perfil da empresa, número de departamentos, funcionários e número de filiais. Sendo assim, podemos ESTIMULAR UM VALOR APROXIMADO nesta etapa. Por isso criamos o simulador de valores para essa etapa, onde você pode ter um valor APROXIMADO desta etapa, caso queria contar com os serviços da consultoria Meira.

Clique aqui e faça a sua simulação.

( https://docs.google.com/forms/d/1Gb_DKHUc1Dy-WjGlW6Za5QPYBSSmLjsflYOKS8pdZnE/edit )

 

2.Planejamento: Essa etapa é caracterizada pela criação de um plano que irá nortear os trabalhos da consultoria juntamente com a empresa. Momento no qual será criadas as estratégias e as ações que serão tomadas posteriormente na fase de implantação.

3.Implementação: É a etapa da Consultoria onde as ações deram postas em práticas. Momento no qual serão implementadas das ferramentas, as metodologias sugeridas, treinamentos aos colaboradores e criado os indicadores de performance.

4.Acompanhamento: Essa é a etapa final em que são definidos os critérios e a periodicidade de avaliação. Onde as metas são estipuladas e discutidas as bonificações por atingimento. E criado os protocolos para revisão para as métricas que não alcançarem uma performance adequada.
Ou seja, a Consultoria Meira oferece a independência para o empreendedor avaliar a qualidade do trabalho e deixa em aberto a opção de continuar os serviços. Em qualquer etapa da consultoria.

Como funciona o simulador de valores?

Após essa breve explicação sobre a metodologia de trabalho da Consultoria Meira como a prestação de serviços é executada.

Podemos explicar como funciona o simulador de valores ( https://goo.gl/forms/4yYn3StxgR7G9Gbj1 ). O simulador apresenta uma série de questionários de múltiplas escolhas que irão abordar sete áreas de sua empresa.

Aspectos relacionados a uma visão geral da empresa, área comercial, estratégia, marketing, inteligência e comunicação. E ao responder os questionamentos o sistema irá apresentar o cenário atual da empresa e um valor estipulado para a prestação do serviço.
O sistema leva em consideração todas as informações apresentadas pela empresa ao preencher o questionário, formula um cenário e calcula o valor aproximado de quanto seria o preço para realizar os serviços de consultoria na etapa diagnóstico.

Este foi criado pela escola de negócios de Havard(site) em parceria com a escola de negócios da Londres (London Business School)site, são as principais escolas de negócios do mundo. Essa metodologia é utilizada pela Endeavor (site endeavor), a principal organização de fomento do empreendedorismo do mundo.

Observações importantes:

1. O questionário é totalmente gratuito, você pode fazer quantas vezes quiser;

2. O preenchimento do questionário NÃO implica na contratação dos serviços da Consultoria Meira;

3. Os valores são APROXIMADOS e não caracteriza um ORÇAMENTO para prestação dos serviços da Consultoria Meira;

4. Selecione as respostas que são as que condizem com a situação da empresa;

5. Não existe resposta “certa” ou “errada”, elas foram formuladas para caracterizar os principais cenários apresentados pelas empresas. Selecione a resposta que mais se parece com a sua empresa no momento atual.

 

Alan Meira é especialista nas áreas de Estratégia, Inteligência e Marketing. Formado em marketing, possui especialização em comunicação estratégica na PUC MINAS e pós-graduação UFMG em Gestão da informação e pessoas. É consultor empresarial e seus serviços são voltados para pequenas e médias empresas.

Saiba mais em:  www.consultoriameira.com.br

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