Primeiro transplante de córnea artificial do mundo restaura visão de homem cego.

O transplante é o primeiro bem-sucedido do mundo; homem foi cego por 10 anos.
Por Laura Pancini

Médicos do Rabin Medical Center, em Israel, fizeram o primeiro transplante de córnea artificial bem-sucedido do mundo. O paciente, um idoso de 78 anos, conseguiu recuperar sua visão após 10 anos com sua córnea deformada.

O implante artificial, denominado KPro, pode substituir uma córnea deformada ou opaca. Ele tem um nano-tecido sintético não degradável que é colocado sob uma membrana que cobre a superfície da pálpebra e a parte branca do globo ocular. Ao ser implantado, ele se integra com o tecido vivo e estimula a “proliferação celular” dentro do olho.

O procedimento foi feito pela startup israelense CorNeat, que ganhou aprovação para testes clínicos em julho do ano passado. O doutor Gilad Litvin, inventor do dispositivo, disse em entrevista a Israel Hayom que a operação era “relativamente simples” e durou menos de uma hora.

Jamal Furani, o paciente curado, foi capaz de ler textos e reconhecer parentes após o implante. A primeira coisa que ele afirma ter visto foi a luz. “Testemunhar um outro ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente”, disse Litvin.

Atualmente, transplantes de córnea são procedimentos comuns, mas necessitam de doadores e a demanda é alta. Os resultados deste transplante de córnea artificial são significantes para o futuro de pessoas cegas no mundo.

“O procedimento cirúrgico foi simples e o resultado superou todas as nossas expectativas”, disse o professor Irit Bahar, chefe de oftalmologia do Rabin Medical Center. Ele complementa que a tecnologia era “a chave para virar a maré contra a cegueira global” e que era emocionante “estar na vanguarda desde projeto que sem dúvida impactará milhões de vidas”.

Outros 10 pacientes foram aprovados para o procedimento de transplante de córnea artificial no Rabin Medical Center.

Fonte:
https://exame-com.cdn.ampproject.org/c/s/exame.com/ciencia/primeiro-transplante-de-cornea-artificial-do-mundo-restaura-visao-de-homem-cego/amp/

Siga nossos
Instagram: @acha.comercios
Facebook: Acha Comércios

Cientistas coreanos criam painel solar transparente para smartphones

Por Laura Pancini
Painel poderia ser usado para gerar energia e carregar baterias. A expectativa é tornar energia solar mais acessível ao público.

Um novo estudo publicado pela Universidade Nacional de Incheon, na Coreia do Sul, explica como seus cientistas criaram o primeiro painel solar transparente, que pode ser anexado em celulares ou outros eletrônicos móveis. Painel solar transparente
O painel solar transparente pode ser usado em janelas ou edifícios de vidro
( Youtube Innovation and Tech Today/Reprodução )

Em meio à crises climáticas e movimentações políticas internacionais para maior produção de energia verde, os pesquisadores do estudo foram a fundo no conceito de “energia personalizada“.

Eles decidiram desenvolver um painel solar que pode ser usado em janelasvidros de carrotelas de celulares e outros produtos de uso diário, gerando energia diretamente no local.

O painel solar já existente, que normalmente fica em telhados ou outras áreas remotas, é opaco, escuro e absorve apenas a luz visível. De acordo com o estudo publicado no Science Daily, sua nova versão usa uma luz invisível que atinge a faixa ultravioleta.

Os cientistas combinaram dióxido de titânio (TiO2) e óxido de níquel (NiO) para criar um objeto transparente, semicondutor e não nocivo para o meio ambiente.

O professor Joondong Kim, que liderou o estudo, comenta: “Esperamos estender o uso de nosso design a todos os tipos de materiais, desde edifícios de vidro a dispositivos móveis como carros elétricos, smartphones e sensores”. A expectativa é que a energia solar vire algo mais acessível ao público.

A equipe afirma na introdução de seu estudo que “está animada para levar seu projeto para o próximo nível, usando materiais inovadores como semicondutores 2D, nanocristais de óxidos de metal e semicondutores de sulfeto”.

“Nossa pesquisa é essencial para um futuro verde sustentável – especialmente para juntar o sistema de energia limpa com uma pegada de carbono mínima ou nula”, concluiu o professor Kim.

Fonte:
https://exame.com/inovacao/cientistas-coreanos-criam-painel-solar-transparente-para-smartphones/?utm_source=whatsapp